Sustentabilidade

Home

Responsabilidade Ambiental

Programa Ciclo Sustentável Philips

Na foto ao lado o CEO da Philips Brasil, Marcos Bicudo, e o exministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em evento do Ciclo Sustentável.


Nos dias atuais, os recursos são mais rapidamente transformados em lixo do que reaproveitados. A escassez de água já afeta mais de 50 países no planeta. O lixo eletrônico chega a 24 kg por habitante por ano em alguns países. Segundo estudo de 2010 da ONU, o Brasil é o maior produtor per capita de resíduos eletrônicos entre os países emergentes. Com esse cenário, assumimos o compromisso, em todos os mercados que operamos, de mitigar o impacto ecológico de nossos produtos e operações, e uma das formas adotadas é a otimização da reciclagem.

Assim nasceu o Programa Ciclo Sustentável Philips, uma iniciativa inédita no mercado que consiste na reciclagem de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que levam a marca da empresa, como TVs, aparelhos de áudio e vídeo, eletroportáteis, entre outros, que antes não possuíam destino apropriado. Todo produto recolhido é encaminhado a um local ambientalmente adequado, onde cada componente presente em sua composição é devidamente tratado. Dessa forma, os produtos completarão seu ciclo de vida de maneira sustentável, minimizando os impactos no meio ambiente.

O projeto piloto teve início em 2008, dois anos antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos entrar em vigor. Seu lançamento em território nacional ocorreu em março de 2010. Em 1 ano de programa (até março de 2011) foram coletadas cento e trinta toneladas de produtos entre TVs e eletroportáteis, que passaram por manufatura reversa.

Essa iniciativa está presente em 25 cidades do país (espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará, entre outros). Já são 40 postos de recolhimento em todo o país. Os pontos de coleta dos produtos serão os que já funcionam atualmente como assistências técnicas credenciadas para os produtos Philips nas localidades.

O consumidor Philips é um elo importante desse processo. Por isso, traga seu produto ao final de vida útil e passe para a frente essa idéia!

   

 

Saiba como participar

Entre em contato com o Centro de Informações ao Consumidor pelos números (11) 2121-0203 (grande SP) e 0800-701-0203 (demais regiões) ou acesse o mapa abaixo para verificar qual é o posto credenciado mais próximo de sua residência.

Em seguida, encaminhe os aparelhos eletroeletrônicos ou eletrodomésticos da marca Philips que não utiliza e/ou não pretende mais utilizar, até o posto credenciado junto com o termo de doação de produto preenchido. Os produtos recebidos serão encaminhados à Oxil, empresa parceira da Philips, responsável por desmontar e oferecer o destino mais adequado para os componentes que não serão reaproveitados.

Você também pode adquirir o serviço de coleta domiciliar pelo próprio Centro de Informações ao Consumidor, com custo adicional, assim o produto pode ser coletado pelo posto autorizado. 

 


Veja abaixo a lista dos postos de coleta, encontre um próximo de você e colabore com o Programa Ciclo Sustentável Philips e com o futuro das próximas gerações!



Veja abaixo o "último elo da cadeira" (clique na imagem para ampliar):