Sustentabilidade

Home

Responsabilidade Individual

Voluntariado corporativo

O exercício da cidadania está alinhado a nossa missão de melhorar a qualidade de vida.

Hoje, a Philips do Brasil conta com um grupo de voluntários que representa de 8% a 10% do total de funcionários da empresa no país. Eles atuam nos diferentes projetos desenvolvidos pela companhia, o que inclui atuações em escolas, hospitais e/ou comunidades.

O Programa de Voluntariado Corporativo da Philips começou em 2001, e todo ano os funcionários são convidados a integrar o grupo. O programa permite que os participantes tenham a oportunidade de atuar como agentes transformadores e sensibilizadores. O programa reflete a consciência de desenvolvimento sustentável e está alinhado à missão da empresa: melhorar a qualidade de vida das pessoas. É também uma forma de oferecer ao público interno uma possibilidade estruturada para o exercício da cidadania.

O Programa faz parte das iniciativas de responsabilidade social da empresa em projetos de investimento social privado, os quais estão alinhados às suas estratégias de negócios: cuidados com a saúde e bem-estar. A atuação dos voluntários não é pontual, é realizada de forma sistemática e de acordo com a estrutura e a especificidade de cada projeto. Após a inscrição no programa, os voluntários passam por treinamentos, monitoramento, aperfeiçoamento e reciclagem de conhecimentos.

O engajamento nos projetos de voluntariado busca reforçar a criação de um ambiente de trabalho em equipe, o aprendizado contínuo e a importância da diversidade e da inclusão, agindo como facilitador do desenvolvimento de pessoas. No Brasil, os projetos em que os voluntários estão envolvidos já beneficiaram mais de 200 mil pessoas por meio de diferentes projetos, como o Aprendendo com a Natureza, Doe Vida e Contadores de Histórias.

Em 2010, um novo ciclo do programa se iniciou, alinhando as estratégias da empresa a uma conduta global de voluntariado corporativo, engajamento de
pessoas e envolvimento da sociedade.