Sustentabilidade

Home

Responsabilidade Social

Projeto Doe Vida

Conscientizar os jovens e adolescentes é fundamental para uma vida mais saudável

Dentro da estratégia da Philips do Brasil de alinhar seus objetivos de projetos com suas áreas de negócios, a companhia desenvolveu o Doe Vida, na área de saúde, como forma de conscientizar e sensibilizar os adolescentes sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), principalmente Aids e HPV, e gravidez não planejada na adolescência. O Doe Vida tem o apoio do Ministério da Saúde, do Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/ Aids-Brasil (Cenaids) e do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids), além da assessoria técnica e pedagógica do Instituto Kaplan (Centro de Estudos da Sexualidade Humana).

O método utilizado com os adolescentes é o da sensibilização, buscando tornar as situações próximas da realidade do aluno. Para isso, durante as oficinas são realizadas atividades lúdicas e interativas, propondo- se uma reflexão sobre suas próprias atitudes individuais.

Nos anos de 2008 e 2009, o projeto Doe Vida contou com o envolvimento dos voluntários das unidades de São Paulo e Capuava (SP), Varginha (MG), Recife (PE), Manaus (AM) e Lagoa Santa (MG). O público-alvo da ação é formado por alunos entre 14 e 18 anos do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas e ONGs que trabalham com adolescentes nessa faixa etária.

Mais de 200 mil adolescentes foram atendidos pelo projeto desde seu início em 2001. Em 2009, a epidemia da Influenza A (H1N1) impediu a realização de oficinas durante o mês de agosto nas unidades de São Paulo, Mauá, Varginha e Lagoa Santa, o que levou à diminuição do número de adolescentes atendidos no ano. Ainda assim, e graças à força-tarefa dos voluntários, houve recuperação das atuações e o ano finalizou com 18.674 adolescentes beneficiados.

O Projeto Doe Vida atendeu, no total, 75% de jovens na faixa etária de 14 a 18 anos, sendo, 51% de jovens do sexo feminino e 47% do masculino.